<b>Vitamina C, carotenoides, fenólicos totais e atividade antioxidante de goiaba, manga e mamão procedentes da Ceasa do Estado de Minas Gerais</b> - doi: 10.4025/actascihealthsci.v33i1.8052
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar o conteúdo de compostos antioxidantes (ácido ascórbico - AA, ácido desidroascórbico - ADA, vitamina C total, licopeno, β-caroteno, β-criptoxantina e estimativa de compostos fenólicos) e avaliar a atividade antioxidante, em goiaba, manga e mamão. A análise de carotenoides e vitamina C foi realizada por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE). O teor de fenólicos totais foi determinado utilizando o reagente de Folin-Ciocalteu e leitura espectrofotométrica. A atividade antioxidante foi avaliada pelo Teste do 2,2-diphenil-2-picril-hidrazil (DPPH•) e do Poder Redutor. A Anova (α = 0,05) foi utilizada para a análise dos dados. Os teores dos constituintes antioxidantes diferiram entre as três frutas, mas a goiaba foi a fruta que apresentou teores mais elevados de compostos fenólicos, vitamina C total, ADA e licopeno, além dos maiores valores para atividade antioxidante. Foi constatada forte correlação entre os testes que avaliaram a atividade antioxidante e o teor de fenólicos totais, demonstrando serem estes os principais compostos antioxidantes a contribuírem para a atividade antioxidante das frutas analisadas, em ambos os testes. É importante incentivar a utilização das frutas avaliadas neste estudo, tanto em nível doméstico quanto em estabelecimentos de alimentação coletiva para aumentar o consumo de antioxidantes naturais pela população.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.